Patins In Line
Rollerblades, A Marca Que Virou Sinônimo de Patins Inline ou Em Linha
É necessário esclarecer que muitos chamam os Patins Inline de Rollerblades e vice versa. O que fica claro é que, assim como outras marcas famosas passaram a denominar um produto (caso Bombril), a Rollerblade foi a empresa que lançou, pela primeira vez os patins inline. Hoje, com dezenas de marcas e modelos, bem como usos dos mais variados (esportes, recreação, slalom etc.), os patins em linha deixaram de ser exclusividade da marca que os criou.
Design
De maneira mais resumida, os patins inline possuem suporte único ou base única, que se prolonga por toda a extensão da bota, e as rodas estão em linha, variando o seu número, geralmente, entre 3 a 5 rodas. A maioria são apresentam botas de cano longo e freio na parte de trás do pé direito.
História
Os inventores dos patins inline iniciaram a fabricação em 1980, em Minnesota nos Estados Unidos. Viram um par antigo de patins com estas características e resolveram aprimorá-lo para a prática de Hóquei nas épocas, fora de estação, e assim manterem os treinos que normalmente eram feitos com patins de gelo.
Um Tipo de Patins Que é Mais Usado Pelos Aficionados da Velocidade
Os patins inline são os preferidos dos patinadores de competição e de velocidade. O projeto ainda é o mesmo dos antigos rollerblades, mas as alterações em tamanhos e número de rodas, tamanho dos canos das botas, dureza das rodas e outros detalhes de segurança foram muitos no decorrer dos anos.
Tamanho das Rodas
Em termos de tamanho de roda, geralmente elas iniciam por 75 mm e chegam até os 130 mm. Para os aficionados das competições a fixa de tamanho varia em os 100 mm até 130 mm. O detalhe é que, diâmetro maior e espessura menor das rodas auxiliam, e muito, na velocidade, mantendo-a estável e alta por tempos muito mais longos e com muito menos esforço do esportista.